Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unb.br/handle/10482/5036
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_RosemaryGuilardiSilva.pdf2,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : O professor especialista da sala de recursos multifuncionais e a qualidade na educação infantil : uma aproximação possível
Autor : Silva, Rosemary Guilardi da
Orientador(es):: Sousa, Maria de Fátima Guerra de
Assunto:: Educação especial
Educação inclusiva
Educação de crianças
Educadores
Qualidade (Educação)
Fecha de publicación : 18-jun-2010
Citación : SILVA, Rosemary Guilardi da. O professor especialista da sala de recursos multifuncionais e a qualidade na educação infantil: uma aproximação possível. 2008. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumen : A presente pesquisa analisa a prática pedagógica da Professora Especialista de Apoio (PEA) do ensino especial em sua atuação como professora de Sala de Recursos Multifuncionais em uma instituição de Educação Infantil pública situada na cidade de Brasília, mais especificamente na Regional do Plano Piloto/Cruzeiro, localizada na Asa Sul e suas contribuições para uma Educação Infantil de qualidade. A pesquisa foi desenvolvida considerando três esferas de atuação da PEA: 1ª) esfera macro ¿ análise da atuação da PEA na instituição como um todo; 2ª) esfera intermediária ¿ análise da atuação da PEA num trabalho cooperativo com as docentes que atendem os ANEEs nas turmas regulares; 3ª) esfera micro ¿ análise das práticas da PEA em seu atendimento direto e individualizado com os ANEEs na Sala de Recursos Multifuncionais. Algumas sessões foram gravadas em vídeo, algumas em áudio e transcritas na íntegra para a construção das informações. Nas demais, foram feitos relatórios de observação. Do estudo, participaram a Professora Especialista de Apoio, as três docentes do turno matutino, a coordenadora pedagógica, a supervisora pedagógica e os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais das respectivas turmas e seus pares. De início, previa-se apenas a participação da PEA e das docentes de um turno, mas, em virtude da dinâmica da instituição em que algumas atividades em sala de aula são trabalhadas em cooperação entre docentes, coordenadora pedagógica e supervisora pedagógica, concluiu-se, que a inclusão das mesmas na pesquisa possibilitaria apresentar as múltiplas interpretações que diferentes grupos e indivíduos têm sobre a mesma situação possibilitando uma variedade de interpretações por parte do leitor, atendendo, dessa forma, a uma das características do estudo de caso. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research analyzes the pedagogical practice of the Professor of Specialist Support (Professora Especialista de Apoio – PEA) of her special education in her activity as a teacher in Room of Multifunctional Resources (Sala de Recursos Multifuncionais) in a public institution of Child Education situated in the city of Brasília, more specifically in Regional Plano Piloto/Cruzeiro, located in Asa Sul and its contributions for a quality Child Education. The research was developed considering three spheres of PEA’s activity: 1ª) macro sphere - analysis of PEA’s situation in a institution as a whole. 2ª) intermediate sphere - analysis of the PEA’s situation in a cooperative work with the teachers who handles the ANEEs in regular classes; 3ª) micro sphere - analysis of the PEA’s practices in their straightforward and individualized servicing with ANEEs in Room of Multifunctional Resources. A few sessions were recorded on video, some in audio and transcribed in full for the construction of the data. In the other, were made observation reports. In the study, participated the Professor of Specialist Support, the three matutinal teachers, the pedagogical coordinator, the pedagogical supervisory and students with special educational needs of their respective classes and their peers. Initially, prevised only the participation of PEA and teachers of one shift, but, by virtue of the dynamics of the institution in some activities in the classroom are worked in cooperation between teachers, pedagogical coordinator and pedagogical supervisory, concludes, either different groups and individuoes have on the same situation allowing a variety of interpretations by the reader, taking, in this way, one of the characteristics of the case study.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.
Aparece en las colecciones: FE - Mestrado em Educação (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem Recomiende este ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/5036/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.