Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : https://repositorio.unb.br/handle/10482/3031
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2007_MariaAparecidaMonteTabordosSantos.PDF2,56 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: A produção do sucesso na educação de jovens e adultos : o caso de uma escola pública em Brazlândia-DF
Auteur(s): Santos, Maria Aparecida Monte Tabor dos
Orientador(es):: Reis, Renato Hilário dos
Assunto:: Educação de jovens e adultos
Educadores
Brazlândia (DF)
Date de publication: 1-mai-2007
Référence bibliographique: SANTOS, Maria Aparecida Monte Tabor dos. A produção do sucesso na educação de jovens e adultos: o caso de uma escola pública em Brazlândia-DF. 2007. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Résumé: Esta pesquisa tem como propósito investigar que fatores facilitam a permanência de uma turma de educandos jovens e adultos da Escola Classe 01 de Brazlândia. Durante a pesquisa procuro analisar e intervir nas relações sociais da sala de aula através de minha inserção contributiva participativa. No caminhar da pesquisa vou descobrindo que esta modalidade de pesquisa fundamentada na pesquisa qualitativa tem características próximas ao estudo de caso. Procuro justificar o caminho que escolhi usando as vozes de André e Ludke, Rey (2003), Alves Mazzotti (2002), Brandão (2003), Reis (2000) e outros. Ao enfatizar as histórias de vida dos colaboradores, recorri a Antônio Nóvoa (1995) por ser um dos autores que respalda a pesquisa que busca na voz do pesquisado indícios que justifiquem seus valores, e suas micro relações com o contexto social em que vivem. Na análise das narrativas conto com as vozes de Freire (2002); Soares (2005); Vygotsky (2001); Bakhtin (1992); Reis (2000); Fontana (2000) e vários outros. O resultado da pesquisa evidencia que a permanência dos alunos da EJA na Escola Classe 01 acontece porque as práticas pedagógicas desta sala de aula estão pautadas na dialogia dialética na escuta sensível e elaborante, enfim há um novo exercício curricular que abre espaço a uma educação de jovens e adultos oxigenante. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aims to investigate the factors which make easier the permanence of a class of young and adults students from the Elementary School 01 of Brazlândia. During the research I tried to analyze and to intervene in the classroom social relations through my contribution and participation insertion. In the walking of the research I go discovering that this research modality, based on the qualitative research, has characteristics next to the study of case. I look for to justify the way that I chose using the voices of Ludke, Rey (2003), Alves Mazzotti (2002), Brandão (2003), Reis (2000) and others. When emphasizing life histories of the collaborators, I appealed to Antônio Nóvoa (1995) for being one of the authors whom endorse the research that searches in the voice of searched the indications that justify its values and its micron relations with the social context where they live. In the analysis of the narratives I count on the voices of Freire (2002); Soares (2005); Vygotsky (2001); Bakhtin (1992); Reis (2000); Fontana (2000) and several others. The result of the research evidences that the permanence of the students of the Young and Adults Education in the elementary school 01 happens because the pedagocical pratical of the classroom are guided by the dialectic dialogy, the sensible and elaborating listening, at last, there is a new curricular exercise that opens space to a young and adults oxigenate education.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2007.
Collection(s) :FE - Mestrado em Educação (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

Affichage détaillé Recommander ce document " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/3031/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.