Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/26235
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_ InventarioPraticasDocentes.pdf346 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlencar, Eunice M. L. Soriano dept_BR
dc.contributor.authorFleith, Denise de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:39:29Z-
dc.date.available2017-12-07T04:39:29Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationALENCAR, Eunice M. L. Soriano de; FLEITH, Denise de Souza. Inventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superior. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 105-110, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26235-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo construir e validar um instrumento que permitisse avaliar a percepção de estudantes universitários quanto à extensão em que seus professores vinham apresentando comportamentos e implementando práticas docentes que favorecem o desenvolvimento e a expressão da criatividade do aluno. O instrumento denominado Inventário de Práticas Docentes era composto de 37 itens relativos a diversas dimensões da criatividade. Este instrumento foi aplicado em 1068 estudantes de universidades pública e privada. Foi efetuada uma análise fatorial e 4 fatores foram gerados: Incentivo a Novas Idéias, Clima para Expressão de Idéias, Avaliação e Metodologia de Ensino e Interesse pela Aprendizagem do Aluno. Os coeficientes a de fidedignidade obtidos para os fatores foram superiores a 0,72. Os resultados indicam que o inventário discrimina distintas dimensões do comportamento docente que são relevantes para o desenvolvimento da criatividade, constituindo-se em um instrumento útil para fins de pesquisa e diagnóstico de práticas docentes.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherCurso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInventário de práticas docentes que favorecem a criatividade no ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeInventory of educational practices that favor creativity in higher education level-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordPráticas de ensinopt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.rights.licensePsicologia: Reflexão e Crítica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100013&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722004000100013pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study was to construct and validate an instrument that assessed university students' perception with respect to what extent their teachers had presented behaviors and implemented educational practices that favoured the development and expression of students' creativity. The instrument was named Inventory of Educational Practices and consisted of 37 itens related to distinct dimensions of creativity. This instrument was administered to 1068 students from public and private universities. A factorial analysis was conducted and four factors were generated: Incentive to New Ideas, Climate for the Expression of Ideas, Evaluation and Methodology of Teaching, and Interest for the Student's Learning. The alpha coefficients of reliability for all factors were above .72. The results indicated that the inventory discriminates distinct dimensions of teacher behavior that are relevant to the development of creativity, being an useful instrument for researching and diagnosing educational practices.-
Appears in Collections:PED - Artigos publicados em periódicos
UnB - Professores Eméritos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/26235/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.