https://repositorio.unb.br/handle/10482/1980| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Dissert_Maria Luisa.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | View/Open |
| Title: | A escolarização da peça Sortilégio II - Mistério Negro de Zumbi Redivivo de Abdias do Nascimento |
| Authors: | Anjos, Maria Luisa Araújo dos |
| Orientador(es):: | Tinoco, Robson Coelho |
| Assunto:: | Afrodescendentes Sortilégio II - peça teatral - adaptação Texto narrativo-ficcional Afro-brasileiros Literatura - ensino - Distrito Federal (Brasil) |
| Issue Date: | 28-Mar-2007 |
| Data de defesa:: | 28-Mar-2007 |
| Citation: | ANJOS, Maria Luisa Araújo dos. A escolarização da peça Sortilégio II - Mistério Negro de Zumbi Redivivo de Abdias do Nascimento. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira)-Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
| Abstract: | Este trabalho é uma adaptação para o Ensino Médio, em forma de narrativa ficcional, de parte da peça Sortilégio – Mistério Negro de Zumbi Redivivo, de Abdias do Nascimento. O escritor tem como temática no seu universo literário o homem afro-descendente, seus anseios, conflitos, lutas e conquistas. A peça é trabalhada a partir da temática do conflito entre a cultura de duas etnias: a afro-descendente e a européia. Nesse sentido, a narrativa ficcional adaptada é feita com o intuito de resgatar nos alunos afro-descendentes e brancos os valores de herança africana e, ao mesmo tempo, levá-los a refletir sobre os conceitos estereotipados e os preconceitos sobre a cultura africana por intermédio da mitologia e rituais africanos. A narrativa adaptada está escolarizada e dividida em módulos. As temáticas de cada módulo, juntamente com as sugestões que os encerra, servem de base para que, na área educacional, o professor leve os alunos a pensarem na diversidade étnico-racial, aprendendo a compreendê-la e a respeitá-la. A narrativa ficcional foi aplicada, com êxito, em duas escolas de Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. |
| Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2007. |
| Appears in Collections: | TEL - Mestrado em Literatura (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.