https://repositorio.unb.br/handle/10482/9778| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARTIGO_MeioAmbienteInterdisciplinaridade.PDF | 182,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Meio ambiente e interdisciplinaridade : desafios ao mundo acadêmico |
| Outros títulos: | The environment and interdisciplinarity : challenges to the academic world |
| Autor(es): | Bursztyn, Marcel |
| Assunto: | Desenvolvimento sustentável Interdisciplinaridade Formação acadêmica |
| Data de publicação: | Jul-2004 |
| Referência: | BURSZTYN, Marcel. Meio ambiente e interdisciplinaridade: desafios ao mundo acadêmico. Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 67-76, jul./dez. 2004. Disponível em: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/made/article/view/3095/2476. Acesso em: 20 dez. 2011. |
| Resumo: | A produção acadêmica do conhecimento nos dois últimos séculos foi marcada por uma clara tendência especializante. A questão ambiental, vista pela ótica do desenvolvimento sustentável e que assume considerável relevância no presente, introduz mudanças significativas neste cenário e aponta para a necessária abordagem interdisciplinar (des-especialização). Utilizando exemplos da produção científica brasileira, a partir de dados do CNPq e Capes, o texto apresenta um perfil dos cursos de Pós-Graduação do país voltados ao tratamento da questão ambiental. Uma análise crítica do processo é evidenciada, bem como importantes limitações e desafios que se apresentam para a construção deste novo campo do conhecimento. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT Academic production of knowledge in the past two centuries was marked by a clear specialization trend. The environmental issue, seen through the lenses of sustainable development, having currently acquired a considerable importance, introduces significant changes in this scenario and points to the need for an interdisciplinary approach (de-specialization). Using examples taken from the Brazilian scientific production, based on data provided by CNPq and Capes, this text draws a profile of graduate programs addressing the environmental issue, nationwide. A critical analysis of the process is highlighted, as well as the important limitations and challenges incurred in building this new field of knowledge. |
| Aparece nas coleções: | CDS - Artigos publicados em periódicos |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons