Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/940
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ReformaEstadoTransparencia.pdf299,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Reforma do Estado e transparência : estratégias de controle da corrupção no Brasil
Autor(es): Matias-Pereira, José
Assunto: Reforma do Estado
Corrupção
Transparência na administração pública
Democracia
Governo
Data de publicação: 2002
Referência: MATIAS-PEREIRA, José. Reforma do Estado e transparência: estratégias de controle da corrupção no Brasil. In: CONGRESO INTERNACIONAL DEL CLAD SOBRE LA REFORMA DEL ESTADO Y DE LA ADMINISTRACIÓN PÚBLICA, 7., 2002, Brasília. Anais... Lisboa: CLAD, 2002. p. 1-22.
Resumo: O artigo tem como propósito evidenciar a estreita relação que existe entre reforma de Estado, transparência e democratização. Alega que a transparência nas ações governamentais - que se apresenta como uma política de fortalecimento das instituições e da democracia - torna mais democráticas as relações entre o Estado e a sociedade civil. No desenvolvimento do debate sobre as estratégias mais adequadas para a implementação de um programa de combate à corrupção no Brasil, busca demonstrar que a corrupção se apresenta como um problema grave e estrutural de nossa sociedade e de nosso sistema político, o que exige aprofundar a reforma do Estado no Brasil, incluindo medidas legislativas, de gestão política e administrativa. O trabalho apresenta a conclusão de que o esforço para combater a corrupção no Brasil deve ser feito por meio de uma política permanente do Estado, cujo principal objetivo deve estar centrado na adoção de novas formas de ação que possam contribuir para a elevação do nível de transparência governamental.
Aparece nas coleções:ADM - Trabalhos apresentados em eventos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.