Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : https://repositorio.unb.br/handle/10482/9357
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2011_DeniseDiasCosta.pdf4,85 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorAlvim, Pedro de Andrade-
dc.contributor.authorCosta, Denise Dias-
dc.date.accessioned2011-10-03T12:46:40Z-
dc.date.available2011-10-03T12:46:40Z-
dc.date.issued2011-10-03-
dc.date.submitted2011-03-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Denise Dias. "Pintura ansiosa" e o conceito de abstração na psicologia da arte de Wilhelm Worringer. 128 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9357-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2011.en
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a teoria de Wilhelm Worringer sobre a psicologia da abstração em arte que, até hoje, é pouco conhecida no Brasil e tem sido raramente citada em livros e debates sobre a arte abstrata em geral. Possivelmente porque ainda não foi traduzida para o português. Este estudo tem o objetivo de focar alguns aspectos importantes na base da criação artística, como defendidos por Worringer. Apesar da crítica a algumas de suas dicotomias, Abstraction and Empathy é considerada aqui como uma ferramenta importante de reflexão sobre minha própria produção poética dos últimos quatro anos, resultante do diálogo entre a teoria da arte e a prática de pintura abstrata. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis dissertation analyses the theory of Wilhelm Worringer about the psychology of abstraction in art which is little known in Brasil until today, and has been rarely cited is books and debates about abstract art in general. Possibly because his hasn´t been translated to Portuguese yet. This study has the goal of focusing onto some important aspects at the root of the artistic creation, as defended by WORRINGER. Despite critics to some of its dichotomy, Abstraction and Empathy is considered here as a important tool of reflection about my own poetic production of the last four years, which results from the dialogue between theory and practice of abstract painting.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.title"Pintura ansiosa" e o conceito de abstração na psicologia da arte de Wilhelm Worringeren
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordWorringer, Wilhelm, 1881-1965en
dc.subject.keywordArte - psicologiaen
dc.subject.keywordPintura - técnicaen
dc.subject.keywordPintura abstrataen
Collection(s) :IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)

Affichage abbrégé Recommander ce document " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9357/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.