Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : https://repositorio.unb.br/handle/10482/9098
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2008_MuriloNogueiraBueno.pdf11,37 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorSousa, Célia Maria Soares Gomes de-
dc.contributor.authorBueno, Murilo Nogueira-
dc.date.accessioned2011-07-15T21:18:43Z-
dc.date.available2011-07-15T21:18:43Z-
dc.date.issued2011-07-15-
dc.date.submitted2008-01-31-
dc.identifier.citationBUENO, Murilo Nogueira. O uso do processo de ensino pelo questionamento em conteúdos de eletricidade em nível de ensino médio. 2008. 197 f. il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9098-
dc.descriptionDissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2008.en
dc.description.abstractEste trabalho trata da identificação, desenvolvimento e aplicação de parâmetros de processo utilizados no ensino pelo questionamento de tópicos de eletricidade, visando a construção de um manual a ser utilizado por professores. Esse desenvolvimento foi realizado em turmas de terceiro ano do ensino médio no período entre o segundo semestre de 2006 e o início do segundo semestre de 2007 em Centros de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, na cidade satélite de Santa Maria, em Brasília, DF. Para a construção deste material nos fundamentamos nos resultados de estudo já realizado sobre o tema e na teoria da aprendizagem sócio-interacional de Lev Vygotsky. O processo de desenvolvimento da metodologia de aplicação é descrito, detalhando os passos percorridos. O manual produzido traz, além de informações acerca dos princípios utilizados nas referências bibliográficas encontradas, os parâmetros de aplicação e avaliação do processo de ensino pelo questionamento, identificados e utilizados neste estudo, permitindo o seu uso em qualquer ambiente de ensino de Física com diversos conteúdos. _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe paper describes our study for the identification, development and application of process parameters in order to teach Physics subjects by inquiry, proposing to develop a manual forwarded to teachers. The study take place with third grade High School classes in a period concerning 2006 second term and the beginning of 2007 second term in High School Centers of the Distrito Federal Secretary of Education, in the satellite city of Santa Maria, in Brasília. In order to develop the material, we have based our work on the results concerning researches on teaching Physics by inquiry and on socio-interactive learning theory by Lev Vygotsky. The application methodology is described, detailing all the steps of the process development. The manual brings, moreover the information regarding the principles found on the references, the application and evaluation parameters used to teach by inquiry, identified and applied on the research, allowing its use in any Physics teaching environment with any Physics subjects.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO uso do processo de ensino pelo questionamento em conteúdos de eletricidade em nível de ensino médioen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
Collection(s) :IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Affichage abbrégé Recommander ce document " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9098/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.