DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Ellery Junior, Roberto de Goes | - |
dc.contributor.author | Silva, Alexandre Manoel Angelo da | - |
dc.date.accessioned | 2011-02-01T11:35:28Z | - |
dc.date.available | 2011-02-01T11:35:28Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-01 | - |
dc.date.submitted | 2009-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alexandre Manoel Angelo da. Ensaios sobre o gasto público. 2009. 123 f. Tese(Doutorado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/6690 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, 2009. | en |
dc.description.abstract | Esta tese apresentou três estudos empíricos que analisam os impactos do gasto público em variáveis reais. No artigo exposto no capítulo 1, esta tese avalia e compara a eficácia dos empréstimos dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), a partir das estimativas de propensity score das firmas beneficiadas com recursos desses fundos constitucionais e de um conjunto de firmas não beneficiadas por esses fundos, no período 2000-2003. Em relação ao FNE, o resultado geral diz respeito ao impacto positivo sobre a taxa de variação do número de empregados e à ausência de impacto sobre a taxa de variação do salário médio pago pelas firmas. No que concerne ao FNO e FCO, não é possível apontar qualquer tipo de impacto nas variáveis em análise. No capítulo 2, esta tese mensura os impactos macroeconômicos dos gastos públicos (consumo e investimento das administrações públicas) nas principais economias da América Latina por meio do modelo cointegrado dos vetores auto-regressivos. No longo prazo, de maneira geral, os investimentos públicos tendem a afetar positivamente o produto e o consumo das famílias, embora tenha apresentado uma relação de substitutibilidade com o investimento privado. No curto prazo, na maioria dos casos, os multiplicadores do consumo do governo com relação ao produto, consumo e investimento privados são positivos e significativos, embora de pequena magnitude. Já os multiplicadores do investimento público para a maioria dos países são estatisticamente não-significativos. No capítulo 3, esta tese realiza por meio da técnica Markov Switching uma análise da receita primária, da despesa primária, do investimento e do consumo do governo federal brasileiro, de modo a verificar se esses itens se comportaram de maneira pró ou anticíclica em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil, no período 1901 a 2006. Os resultados são sugestivos em pelo menos duas direções. Primeiro, nos períodos em que os respectivos regimes estatísticos se mostraram significativos, denota-se que, no Brasil, o governo federal é perdulário, pois, enquanto a taxa real de crescimento das despesas primárias do governo federal cresceu a uma média de 7,7% ao ano, o PIB per capita cresceu em média 5,09% ao ano, i.e, em média, nos períodos de alto crescimento econômico, a despesa do governo federal cresce significativamente mais que o aumento de riqueza da sociedade. Segundo, no governo federal brasileiro, só há um único regime fiscal de ciclicalidade, que é o regime pró-cíclico entre a despesa primária e o PIB per capita, datado em diversos períodos do século passado. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Ensaios sobre o gasto público | en |
dc.type | Tese | en |
dc.description2 | Tese submetida ao Departamento de Economia da
Universidade de Brasília como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Economia. | en |
dc.subject.keyword | Finanças públicas | en |
dc.subject.keyword | Despesa pública | en |
dc.location.country | BRA | en |
Appears in Collections: | ECO - Doutorado em Economia (Teses)
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