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ARTIGO_UtilizacaoDiagramasConceituais.pdf576,36 kBAdobe PDFView/Open
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dc.contributor.authorMartins, Renata Lacerda Caldas-
dc.contributor.authorVerdeaux, Maria de Fátima da Silva-
dc.contributor.authorSousa, Célia Maria Soares Gomes de-
dc.date.accessioned2010-12-10T14:58:22Z-
dc.date.available2010-12-10T14:58:22Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMARTINS, Renata Lacerda Caldas; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva; SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de. A utilização de diagramas conceituais no ensino de física em nível médio: um estudo em conteúdos de ondulatória, acústica e óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 31, n. 3, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n3/070811.pdf>. Acesso em: 01 dez. 2010. doi: 10.1590/S1806-11172009005000002.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/6160-
dc.description.abstractNeste artigo tratamos de um estudo realizado com o objetivo de utilizar diagramas conceituais no ensino da física, incorporados às aulas expositivas e demonstrativas, visando promover a aprendizagem significativa de conteúdos de ondulatória, acústica e óptica em nível de ensino médio. Foram elaborados \Diagramas de Referência", embasados na estratégia dos mapas conceituais propostos por Joseph Novak. Participaram do estudo duas turmas com vinte e cinco alunos cada, uma submetida às atividades com mapas conceituais, outra submetida às atividades tradicionais tais como: resenhas, resolução de problemas e exercícios formais em física. A análise qualitativa dos diagramas elaborados pelos alunos possibilitou identificar de ciências conceituais e também verificar que os diagramas conceituais elaborados pelos alunos no nal do semestre foram superiores em relação aos primeiros diagramas no sentido de que evidenciaram maior facilidade dos alunos em expor organizadamente suas idéias, elaborar proposições e conclusões. Um questionário de opinião mostrou que os alunos aprovaram a utilização desse recurso didático.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA utilização de diagramas conceituais no ensino de física em nível médio : um estudo em conteúdos de ondulatória, acústica e ópticaen
dc.title.alternativeThe use of conceptual diagrams in the physics education in high school : a study in wave mechanics, acoustics and optics contentsen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordFísicaen
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinoen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1806-11172009005000002en
dc.description.abstract1In this article we report a study whose objective was to use conceptual diagrams, together with expositive and demonstrative lessons, aiming to promote signicant learning of physics of waves, acoustics and optics at the high school level. "Reference Diagrams", based on Joseph Novak's strategy of conceptual maps, were elaborated. Two groups, each one with twenty-¯ve pupils participated of the study. One group developed the activities with conceptual maps and the other one followed traditional activities such as thumbnails, resolution of problems and exercises in physics. The qualitative analysis of student diagrams elaborated showed conceptual de¯ciencies and demonstrated that, at the end of the semester, the new conceptual diagrams elaborated have higher level compared to the ¯rst ones in the sense that the students were able to present clearly their ideas, elaborate propositions and reach conclusions. An personal survey showed that students approved the use of this didactic resource.-
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UnB - Professores Eméritos

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