Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unb.br/handle/10482/3839
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_BarbaraPintoDuarte.pdf6,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMartinez, Elisa de Souza-
dc.contributor.authorDuarte, Bárbara Pinto-
dc.date.accessioned2010-03-03T00:22:01Z-
dc.date.available2010-03-03T00:22:01Z-
dc.date.issued2010-03-03-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.citationDUARTE, Bárbara Pinto. Ventania, de Athos Bulcão: ruptura e integração. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2009.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/3839-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2009.en
dc.description.abstractEsta dissertação trata do painel de azulejos do Salão Verde da Câmara dos Deputados, em Brasília. A obra, de autoria de Athos Bulcão, é um exemplo de arte integrada à arquitetura, um conceito relacionado à vertente Construtivista do Modernismo. Aqui se tem por objetivo localizar o painel à História da Arte no Brasil, pelas relações com a Arquitetura Moderna brasileira e com o Concretismo, ambos influenciados pelo Construtivismo. Por outro lado, a obra também é uma ruptura no que diz respeito ao uso do azulejo na arquitetura brasileira e renova questão da planaridade dentro da arte moderna brasileira. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis dissertation concerns the ceramic tile panel of the Green Salon of the Chamber of Deputies, in Brasilia. The artwork by Athos Bulcão is an example of the integration of art and architecture, a concept connected to the Constructivist tendency within Modernism. The purpose of this dissertation is to locate the panel within the History of Art in Brazil, by its relations with the Brazilian Modern Architecture and Concretism, both of with are influenced by Constructivism. On the other hand, the work is also a rupture within the use of ceramic tiles in Brazilian architecture and renovates the issue of flatness within Brazilian modern art.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleVentania, de Athos Bulcão : ruptura e integraçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordArte decorativaen
dc.subject.keywordArte moderna - século XXen
dc.subject.keywordBulcão, Athos, 1918-2008 - crítica e interpretaçãoen
dc.location.countryBRAen
Aparece en las colecciones: IdA - Mestrado em Artes (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

Mostrar el registro sencillo del ítem Recomiende este ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/3839/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.