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Título: Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico
Autor(es): Paranhos, Isabela Levi
Orientador(es): Moura, Ricardo José de
Assunto: Atividade física
Circos
Desempenho acadêmico
Neuropsicologia - avaliação
Aulas de circo
Data de publicação: 18-Fev-2020
Referência: PARANHOS, Isabela Levi. Contribuições das atividades esportivas e artísticas como forma de investimento nas funções executivas e no desempenho acadêmico. 2019. 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A prática de exercícios físicos traz benefícios ao funcionamento das funções executivas e ao desempenho acadêmico. Com base na hipótese de que aulas de circo são uma atividade física que exigem maior engajamento cognitivo de seus participantes, o objetivo desta pesquisa foi avaliar se crianças submetidas a uma intervenção física com aulas de circo exibiam melhores padrões de desempenho em tarefas neuropsicológicas e desempenho escolar comparadas ao grupo controle. Através de delineamento pré-teste e pós-teste, foram mensurados o desempenho de alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental de uma escola de Brasília. Participaram 57 estudantes com idades entre 8 e 12 anos, distribuídos em uma das duas condições disponíveis. Os resultados demonstraram que não houve diferença significativa em nenhum dos grupos no pós-teste. A análise do índice de mudança relativa, do tamanho do efeito eta quadrado parcial e do índice d de Cohen revelaram alguns benefícios para o grupo experimental. Conclui-se que as aulas de circo, da forma aqui implementada, não foram suficientes para produzir efeitos nas funções executivas e no desempenho acadêmico.
Abstract: The practice of physical activity benefits the functioning of executive functions and academic performance. Based on the hypothesis that circus classes are a physical activity that require cognitive engagement, the objective of this research was to evaluate if children whoo took to a circus classes exhibited better performance standards in neuropsychological tasks and academic achievement compared to the control group. Through a pre-test and post-test design, the performance of 4th and 5th grade students from a school in Brasilia was measured. Fifty seven students aged 8 to 12 years, in one of two conditions. The results showed that there was no significant difference in any of the post-test groups. The analysis of the relative change rate, the size of the partial square eta effect, and the Cohen d index revealed some benefits for the experimental group. It was concluded that circus classes were not enough to produce effects on executive functions and academic performance, but there was a potential for improvement in performance after the intervention, reinforcing the importance and effectiveness of the investment in executive functions with physical activities.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:PPB - Mestrado em Ciências do Comportamento (Dissertações)

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