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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorVenturelli, Suzetept_BR
dc.contributor.authorMelo, Marcilon Almeida dept_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:31:33Z-
dc.date.available2020-01-24T10:31:33Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationVENTURELLI, Suzete; MELO, Marcilon Almeida de. O visível do invisível: data art e visualização de dados. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 17, n. 35, p. 203-214, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152451. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202019000100203. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36527-
dc.description.abstractA relação entre nossos sentidos perceptivos e os métodos técnicos de amostragem da realidade material em códigos digitais nos permite acessar em tempo real seus dados constitutivos. Devemos aprender a ver o mundo, pois o mundo é o que vemos; mas qual visão temos dele por meio dos dados? Percebemos que, na formação da imagem, o difuso é a transição para o visível, que ostenta o futuro da imagem, renovando-a no tempo real da transmissão. Artistas que lidam com dados utilizam diversos métodos para capturar, processar e representar a realidade, agora abstraída em instruções binárias, acionadas por algoritmos que objetivam cada vez mais mediar nossa experiência sensível com a realidade.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherEscola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO visível do invisível : data art e visualização de dadospt_BR
dc.title.alternativeThe visible of the invisible : data art and data visualization-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordDadospt_BR
dc.subject.keywordArte computacionalpt_BR
dc.subject.keywordVisualização da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152451pt_BR
dc.description.abstract1The relation between our perceptual senses and the technical methods of sampling material reality in digital codes allows us to access their constituent data in real time. We must learn to see the world, for the world is what we see, but what is our view of the world through data? We perceive that, in the formation of the image during its time of appearance, the diffuse is the transition to the visible, which bears the future of the image, renewing it in the real time of transmission. Artists dealing with data use a variety of methods to capture, process, and represent reality, now abstracted into binary, algorithm-driven instructions that increasingly seek to mediate our sensitive experience with reality.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-0254-9286-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-1016-4936-
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