Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36496
Files in This Item:
File SizeFormat 
ARTIGO_PercepcoesUniversitariosSobre.pdf244,41 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMesquita, Patrícia dos Santospt_BR
dc.contributor.authorBraz, Vívian da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMorimura, Michelle Midoript_BR
dc.contributor.authorBursztyn, Marcelpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:31:18Z-
dc.date.available2020-01-24T10:31:18Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationMESQUITA, Patrícia dos Santos et al. Percepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos: estudo de caso no Distrito Federal. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 25, n. 1, p. 181-198, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010012. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000100181. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36496-
dc.description.abstractAs atividades humanas vêm alterando o meio ambiente e contribuindo para a aceleração das mudanças climáticas (MC). Diante disso, é necessária a compreensão de como novas percepções podem resultar em ações em prol do ambiente, além do papel da educação ambiental nessa equação. Logo, foram aplicados 1526 questionários objetivando compreender a percepção de universitários sobre os impactos das MC em diferentes setores da sociedade e extratos sociais, além de outras crenças pessoais. Observou-se a necessidade de maior abordagem de conhecimentos ambientais, com a inserção desses temas nos currículos de todos os níveis de ensino, em consonância com a lei 9795/99. Além disso, o limitado conhecimento sobre a ligação entre informação, percepção e ações de enfrentamento às mudanças no clima, indica a necessidade de desenvolvimento de mais pesquisas que possam explorar como a melhor qualidade de ensino na educação ambiental e climática pode auxiliar nas percepções e ações em prol das políticas públicas de adaptação e mitigação.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePercepções de universitários sobre as mudanças climáticas e seus impactos : estudo de caso no Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeGraduate students’ perceptions of changes in climate and their related impacts : a case study in the Federal District-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambientalpt_BR
dc.subject.keywordMudanças climáticaspt_BR
dc.subject.keywordCurrículospt_BR
dc.subject.keywordEducação ambiental - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.rights.license(CC BY) - Artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1516-731320190010012pt_BR
dc.description.abstract1Anthropogenic activities have been altering the environment and contributing to climate change (CC). Thus, the understanding of how new perceptions could result in pro-environmental actions and the role of environmental education in this equation are both necessary. A total of 1526 questionnaires were administered to graduate students, aiming to understand students’ perceptions of climate change in different economic sectors and social strata, as well as other personal beliefs. The need for a more intense approach regarding environmental knowledge, with the insertion of this theme at all educational level in unison with law 9795/99 was observed. Moreover, the limited knowledge about the links among information, perception and actions to cope with climate change indicates the need for more research that can explore how better environmental and climatic education can help in the development of perceptions and actions in favour of adaptation and mitigation public policies.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-3755-0212-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-1396-5963-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-7566-7940-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-2680-9145-
Appears in Collections:CDS - Artigos publicados em periódicos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/36496/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.