Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/27324
Files in This Item:
File SizeFormat 
v13n1a14.pdf111,93 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRaposo, Denise Maria dos Santos Paulinellipt_BR
dc.contributor.authorGünther, Isolda de Araújopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T04:50:10Z-
dc.date.available2017-12-07T04:50:10Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.citationPsicol. estud.,v.13,n.1,p.123-131,2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/27324-
dc.description.abstractExaminam-se neste estudo as razões que levam à decisão de ingressar na universidade na idade adulta, um evento não dependente de gradação por idade, denominado pela perspectiva do curso de vida de evento não-normativo (non-normative event). Os 40 participantes (27 F e 13 M), alunos de uma universidade particular do Centro-Oeste, com idades entre 45 e 60 anos, responderam a seis questões de uma entrevista estruturada, cujas respostas foram preenchidas pela primeira autora. Os resultados indicaram que os respondentes vivenciaram na vida adulta um período de estabilidade e que, embora conscientes das expectativas do seu ambiente quanto ao tempo e à seqüência das transições do ciclo de vida, avaliaram seus recursos pessoais, selecionaram seus objetivos e otimizaram suas capacidades de reserva antes de ingressar no ensino superior. Os resultados são discutidos à luz da perspectiva do curso de vida.pt_BR
dc.description.abstractThe reasons for admittance to the university after age 45, a non-normative event according to the life-span perspective, are analyzed. Forty students (27 females and 13 males), between 45 and 60 years old, from a private university in the central-western region of Brazil responded to a structured interview administered and recorded by the first author. Results indicate that the respondents perceived their adult life as a period of stability. While conscious of the expectations of their environment as to the time and transitions in their life cycle, the respondents evaluated their personal resources, selected their objectives and optimized their capacities before entering university. These results are discussed according to the life-span perspective frame of reference.pt_BR
dc.description.abstractSe examinan en este estudio las razones que llevan a la decisión de ingresar a la universidad en la edad adulta, un acontecimiento no dependiente de gradación por edad, denominado por la perspectiva del curso de vida de evento no-normativo (non-normative event). Los 40 participantes (27 M y 13 H), alumnos de una universidad particular de la región centro-oeste brasileño, con edades entre 45 y 60 años, contestaron a seis preguntas de una encuesta estructurada cuyas respuestas fueron rellenadas por la primera autora. Los resultados indicaron que los respondientes vivenciaron en la vida adulta un periodo de estabilidad y que, aunque conscientes de las expectativas de su ambiente cuanto al tiempo y a la secuencia de las transiciones del ciclo de vida, evaluaron sus recursos personales, seleccionaron sus objetivos y optimizaron sus capacidades de reserva antes de ingresar en la enseñanza superior. Los resultados son discutidos a la luz de la perspectiva del curso de vida.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherDepartamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ingresso na universidade após os 45 anos: um evento não-normativopt_BR
dc.titleAdmittance to the university after age 45: a non-normative eventpt_BR
dc.titleEl ingreso a la universidad después de los 45 años: un evento no-normativopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keyworddesenvolvimento adultopt_BR
dc.subject.keywordevento não-normativopt_BR
dc.subject.keywordperspectiva do curso de vidapt_BR
dc.subject.keywordAdult developmentpt_BR
dc.subject.keywordnon-normative eventpt_BR
dc.subject.keywordlife-span perspectivept_BR
dc.subject.keyworddesarrollo adultopt_BR
dc.subject.keywordevento no-normativopt_BR
dc.subject.keywordperspectiva del curso de vidapt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722008000100015pt_BR
Appears in Collections:Uso interno - em processamento

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/27324/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.