Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : https://repositorio.unb.br/handle/10482/26561
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_LivroDidaticoInovador.pdf611,71 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorCarneiro, Maria Helena da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Wildson Luiz Pereira dospt_BR
dc.contributor.authorMól, Gerson de Souza-
dc.date.accessioned2017-12-07T04:43:46Z-
dc.date.available2017-12-07T04:43:46Z-
dc.date.issued2005-08pt_BR
dc.identifier.citationCARNEIRO, Maria Helena da Silva; SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson de Souza. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 07, n. 02, p. 101-113, maio/ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172005070204. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/26561-
dc.description.abstractA adoção de livros didáticos de Ciências que incorporem abordagens metodológicas inovadoras pode contribuir para mudanças na prática docente. O objetivo deste artigo é discutir a função pedagógica do livro didático e sua relação com o professor e analisar concepções de um grupo de professores que adotou um livro didático inovador a respeito das características que eles identificam nesse livro. A análise dessas concepções evidencia uma tensão entre o anseio de adotar mudanças de estratégias indicadas pelo livro didático e as dificuldades de desenvolver práticas diferenciadas das convencionais. Essa tensão leva os professores à, contraditoriamente, apontarem aspectos inovadores do livro, tanto de forma positiva como de forma negativa. Reflexões relativas à formação de professores são discutidas ao final do artigo.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLivro didático inovador e professores : uma tensão a ser vencidapt_BR
dc.title.alternativeInnovating textbook and teachers : a challenge tension-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.rights.licenseEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License (CC BY NC). Fonte: https://www.scielo.br/j/epec/a/s8K7cB5J4zqgQh46kjf6NBr/?lang=pt#. Acesso em: 10 set. 2021.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.1590/1983-21172005070204pt_BR
dc.description.abstract1The adoption of innovating science textbooks that incorporated new methodology approaching can contribute for changing in science classrooms. In this paper, we discuss the pedagogic role of these textbooks and their relation with teachers; and we present the analysis of the conceptions of teachers on an innovation textbook for showing how they identify the innovation textbook features. For this, the conceptions of chemistry teachers who have adopted an innovation textbook since the beginning of the year are discussed. The analysis of the teachers' views shows a tension between the teachers' intentions to adopt the new strategies indicated by textbook and some difficulties to develop the new practices. Reflections on the training teachers are discussed in the end of the paper.-
Collection(s) :IQ - Artigos publicados em periódicos
MTC - Artigos publicados em periódicos e preprints

Affichage abbrégé Recommander ce document " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/26561/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.