Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/23555
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SaritaGonzálezFernandes.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Pressão do tempo no webjornalismo : uma análise sobre a identidade do webjornalista na produção de hard news em um contexto de convergência
Autor(es): González Fernandes, Sarita
Orientador(es): Jorge, Thaïs de Mendonça
Assunto: Jornalismo eletrônico
Identidade profissional
Organização do trabalho
Jornalistas
Data de publicação: 21-Mai-2017
Referência: GONZÁLEZ FERNANDES, Sarita. Pressão do tempo no webjornalismo: uma análise sobre a identidade do webjornalista na produção de hard news em um contexto de convergência. 2017. 184 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O advento da internet e da web provocou mudanças no jornalismo no que tange à forma de produzir, publicar e veicular notícias, e levou ao surgimento do webjornalismo. Tempo e jornalismo sempre caminharam juntos, mas as novas ferramentas tecnológicas e a pressão do chamado “tempo real” sugerem um tensionamento das rotinas produtivas nas redações convergentes. Atrelado a isso, as redações iniciaram um processo de convergência de meios, com impactos também sobre os profissionais da notícia. Para investigar a relação entre as especificidades do tempo no webjornalismo e a identidade profissional dos webjornalistas, esta pesquisa utilizou métodos qualitativos: foram empregados recursos inspirados na etnografia; observação e entrevistas com jornalistas de três veículos, dois de Brasília e um de São Paulo, capital. A pesquisa tem por objetivo mostrar como esses profissionais trabalham e se relacionam em meio a uma acelerada produção de notícias, contexto em que as hard news – notícias que precisam ser divulgadas com rapidez – suscitam ainda mais urgência. Como resultado, constataram-se diferentes perfis de jornalistas em termos de atribuições e de relação com o tempo operando em redações convergentes. Ademais, perceberam-se profissionais fortemente impactados pela pressão do tempo, sobretudo no momento de publicar uma notícia na web. Isso tudo acontece atrelado ao aumento de atividades e funções devido a demissões e à preocupação com os portais jornalísticos concorrentes, o que denota uma profunda identificação com a necessidade de ser ágil e veloz. A partir da teoria do newsmaking, reflete-se sobre a cultura profissional e o modo de fazer notícias no webjornalismo, num cenário de velocidade.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.02.D.23555
Aparece nas coleções:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)
Teses defendidas na UnB

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.