Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : https://repositorio.unb.br/handle/10482/2059
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2006_Luiz Roberto Rodrigues Martins.pdf913,94 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorKipnis, Bernardo-
dc.contributor.authorMartins, Luiz Roberto Rodrigues-
dc.date.accessioned2009-10-27T14:10:02Z-
dc.date.available2009-10-27T14:10:02Z-
dc.date.issued2009-10-27-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.citationMARTINS, Luiz Roberto Rodrigues. Educação a distância na Universidade de Brasília: uma trajetória de 1979 a junho de 2006. 2006. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2059-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006.en
dc.description.abstractOs objetivos dessa pesquisa centraram-se na descrição e análise das tentativas de institucionalização da EaD na Universidade de Brasília (UnB) no período de janeiro de 1979 a junho de 2006. Esse estudo de caso reuniu as diferentes iniciativas em uma escala temporal e permitiu apreciar criticamente as mudanças implementadas. Buscou analisar o processo de institucionalização da EaD na concepção neoinstitucional com base em três dimensões da universidade propostas por Clark(1987) e na dimensão tecnológica. A abordagem da dimensão histórica serviu para a análise das implicações e desdobramentos desses fatos nas dimensões do financiamento das ações, das condições tecnológicas e da influência das políticas públicas governamentais. A pesquisa reconheceu os padrões adotados para realização dos cursos e suas restrições para explicar porque a EaD ficou em uma posição periférica na UnB. Conclui-se que os diferentes atores institucionais, os critérios para tomadas de decisão, a tecnologia escolhida nos processos de implementação dos cursos, criaram restrições para a institucionalização plena dessa modalidade de educação na UnB. As concepções de educação, os conflitos internos entre os protagonistas e as questões estruturais disponíveis (financeiras e tecnológicas) restringiram o uso da EaD a poucos atores no espaço acadêmico nesse período. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe objectives of this research were centered in the description and analysis of the attempts made toward the institutionalization of Distance Learning Educational Programs at the University of Brasilia from 1979 to 2006. This case study put the different initiatives in a time scale and permitted the critical appreciation of the implemented changes. It searched to analyze the institutionalization of Distance Education under North’s (2002) views and based on Clark’s (1987) different dimensions of the university. The approaching of the historical dimension served to the analysis of the implications and consequences of these facts in the financing of the actions, the technological conditions and in the influences of the governmental public policies. The research recognized patters adopted to the implementation of the courses and its restrictions to explain why Distance Learning Education had a peripheral position in the University Policies all these years. It concluded that the different institutional actors, the criteria established to decision making and the technological ways chosen to implement the courses created restrictions to the institutionalization of this type of education in the UnB. The educational conceptions, the internal conflicts among the protagonists and the existing structural conditions (financial, technological and conditions established by public polices) restricted the use of Distance Education to a few actors in the academic space of the University in this period.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação a distância na Universidade de Brasília: uma trajetória de 1979 a junho de 2006en
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordMudança institucionalen
dc.subject.keywordEnsino a distânciaen
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaisen
dc.subject.keywordEnsino superioren
dc.location.countryBRAen
Collection(s) :FE - Mestrado em Educação (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

Affichage abbrégé Recommander ce document " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/2059/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.