Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1891
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_ClaudeteBatistaCardoso.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVelloso, Jacques-
dc.contributor.authorCardoso, Claudete Batista-
dc.date.accessioned2009-10-07T16:37:05Z-
dc.date.available2009-10-07T16:37:05Z-
dc.date.issued2008-03-
dc.date.submitted2008-03-
dc.identifier.citationCARDOSO, Claudete Batista. Efeitos da política de cotas na Universidade de Brasília: uma análise do rendimento e da evasão. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1891-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008.en
dc.description.abstractO presente estudo tem como objeto de análise o sistema de cotas da Universidade de Brasília. As questões de pesquisa perpassam desde a demanda por vagas até a análise da evasão. A população estudada se diferencia conforme os objetivos da pesquisa: num primeiro momento, é composta por candidatos e por aprovados no segundo vestibular de 2006; num segundo momento, compõe-se dos alunos que ingressaram na UnB nos segundos semestres de 2004 e de 2005. Os resultados da pesquisa mostraram que: a procura pela UnB vem caindo nos últimos anos e, em 2006, a demanda pelas cotas caiu abruptamente; os cotistas tendem a se candidatar em maior proporção para os cursos de baixo prestigio, tal como outras pesquisas apontavam; o desempenho médio dos cotistas no vestibular é semelhante ao dos não-cotistas; as cotas são efetivas quanto à finalidade de incrementar a participação de negros entre os aprovados para cursos mais valorizados; com a duplicação do número de vagas ofertadas, sem cotas, não haveria um aumento da representação do negro entre os aprovados; o rendimento acadêmico dos alunos cotistas é semelhante ao de seus colegas, mas alunos cotistas de cursos de maior prestígio das Ciências merecem atenção especial, pois obtiveram rendimento substantivamente inferior ao dos alunos do sistema universal; finalmente, os cotistas evadem em proporções menores que os não-cotistas; e, além disso, cotistas que trabalhavam e estavam indecisos sobre a escolha do curso, no momento da inscrição, evadiram em maior proporção que os cotistas que não trabalhavam ou estavam absolutamente decididos quanto à escolha do curso. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis work has as main goal to analyze the system of racial quotas implemented by Universidade de Brasília in 2004. The research here presented cover since the demand for courses until the analysis of student abandonment. The studied population differs according to the goals of the research: firstly, it is composed by candidates and by approved candidates in the second vestibular of 2006; following it is composed by students who entered UnB in the second term of 2004 and 2005. The results of the research showed the following: the demand for courses at UnB has been decreasing in the last years, and, particularly in 2006, the demand for quotas decreased abruptly; the major part of the candidates requesting the quotas wants courses of low prestige, as already pointed out by others studies; the average score of students demanding racial quota is similar to the other candidates who don’t demand them; the quotas are efficient for courses of high prestige since the number of black students who access those courses is systematically higher than it would be without the quota system; taking into consideration the duplication of the number of offered places, without the quotas system, it would not increase the number of black students among the approved candidates; the academic performance of the student who entered the university by the quota system is similar to the other students, however the students who used the quota system and belong to the courses of highest prestige of Sciences deserve more attention, because they had academic performance clearly inferior in relation to the students who did not used the quota system; and, beyond all pointed out so far, students who entered using the quota system and worked and were not sure about the course had a higher percent of evasion than those who do not worked or were decided about the course they wanted.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEfeitos da política de cotas na Universidade de Brasília : uma análise do rendimento e da evasãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordSistema de cotasen
dc.subject.keywordProgramas de ação afirmativaen
dc.subject.keywordEvasão escolaren
dc.subject.keywordNegros - educaçãoen
dc.subject.keywordEnsino superioren
dc.location.countryBRAen
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)
UnB - Brasília 50 anos

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/1891/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.