Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unb.br/handle/10482/12708
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EducacaoSaudeExperiencia.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorLemos, Erica Freitas Lima-
dc.contributor.authorNisiyama, Amanda Leite-
dc.contributor.authorFarias, Igor Eduardo Caetano de-
dc.contributor.authorHamann, Edgar Merchán-
dc.date.accessioned2013-04-03T19:09:51Z-
dc.date.available2013-04-03T19:09:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationLEMOS, Erica Freitas Lima et al. Educação em saúde: a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorros. ParticipAção, Brasília, n. 20, 2011. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/viewArticle/6392>. Acesso em: 28 mar. 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12708-
dc.description.abstractO artigo apresenta a formação e execução do projeto de extensão da Liga Acadêmica de Emergências e Trauma da Universidade de Brasília, iniciado em 2011, que visa a capacitar professores, principalmente à primeira ajuda, frente a uma situação de emergência ou urgência. O projeto é apresentado, e também é identificada a importância da educação em saúde tanto para a comunidade, como para a formação do profissional médico. A educação em saúde é enfatizada no campo dos primeiros socorros, uma vez que estudos relatam redução da morbidade e mortalidade em situações de emergência pré-hospitalar, se a primeira ajuda for prestada por leigos com treino nesta área. Por fim é realizado um relato de uma das experiências de ensino para professores de uma escola de educação básica e fundamental em que foi possível notar mudança do perfil nas condutas dos educadores, por intermédio de ferramenta avaliativa do conhecimento deles acerca do assunto. Conclui-se que o treinamento sobre princípios básicos de primeiros socorros nas escolas é uma ferramenta válida para minimizar danos advindos da incorreta manipulação com a vítima e falta de socorro imediato. Além disso, observa-se o impacto positivo na formação do estudante de medicina quando ele pratica a educação em saúde.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherDecanato de Extensão (DEX) da Universidade de Brasíliaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEducação em saúde : a experiência de alunos de medicina no ensino em primeiros socorrosen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordPrimeiros socorrosen
dc.subject.keywordAssistência em emergênciasen
dc.subject.keywordExtensão universitáriaen
dc.subject.keywordEstudantes universitáriosen
dc.rights.licenseParticipAção - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/participacao/article/viewArticle/6392. Acesso em: 28 mar. 2013.en
Aparece en las colecciones: DSC - Artigos publicados em periódicos e preprints

Mostrar el registro sencillo del ítem Recomiende este ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/12708/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.