Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10011
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_FabianaMoreiraVicentim.pdf2,66 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMartins, Leila Chalub-
dc.contributor.authorVicentim, Fabiana Moreira-
dc.date.accessioned2012-02-24T12:52:17Z-
dc.date.available2012-02-24T12:52:17Z-
dc.date.issued2012-02-24-
dc.date.submitted2011-07-20-
dc.identifier.citationVICENTIM, Fabiana Moreira. Cultura e desenvolvimento : construindo identidades por meio da educação ambiental no assentamento Santo Antônio das Brancas - Água Fria/GO. 2011. 144 f. Dissertação(Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/10011-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2011.en
dc.description.abstractEsta dissertação tratou das relações entre cultura e desenvolvimento e da centralidade da formação do sujeito nesse processo. O objetivo era averiguar as relações entre cultura e conservação ambiental com enfoque no processo de construção de identidades por meio da Educação Ambiental no assentamento Santo Antônio das Brancas, localizado em Água Fria-GO, município situado no entorno de Brasília-DF e Chapada dos Veadeiros. Como modelo de estudo foi adotado a pesquisa-ação realizada em quatro etapas, a primeira, quali-quantitativa se deu por meio da aplicação de questionários, entrevistas estruturadas e a organização de reuniões desenvolvidas a partir de técnicas participativas. A segunda etapa, qualitativa, concentrou-se na definição coletiva dos objetivos da pesquisa e da ação por meio de reuniões com enfoque participativo. A terceira etapa, qualitativa, se deu por meio do desenvolvimento de ações por parte do pesquisador coletivo em que foram utilizadas técnicas como a projetação e estimulado o interacionismo simbólico. Na quarta etapa, os resultados foram apropriados e avaliados por meio da dinâmica do grupo focal. Os resultados apontam que por meio de um processo educativo composto por experiências reflexivas é possível ressignificar as relações socioambientais que moldam nossa ação e percepção de mundo. Conclui-se que o processo educativo abarca uma contradição: ser espaço político ou ser espaço de formação para o ato político, contradição que irá refletir em nossos diferentes modos de apreender a realidade. Trata-se, portanto, de um estudo sobre a influência da construção de identidades culturais na sustentabilidade do desenvolvimento local. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe present study discusses the relationships between culture and development and the centrality of social actor formation in this process. The goal is to investigate the relationship between culture and environmental conservation focusing in the process of identity construction through environmental education in the settlement of Santo Antônio das Brancas, located in Agua Fria-GO, a located in the vicinity of Brasília-DF and Chapada dos Veadeiros-GO . As a model study adopted the action research carried out in four stages, the first, qualitative and quantitative occurred through using questionnaires, structured interviews and organizing meetings developed from participatory techniques. The second step, qualitative, focused on the collective definition of the research purpose and action through meetings with participatory approach. The third step, qualitative, was through the development of actions using stimulated symbolic interactionism. In the fourth step, the results were appropriated and evaluated through the dynamics of focus group . The results show that is possible reframe the social and environmental relationships that shape our nation and world perception through an educational process composed of reflective experience. It is concluded that the educational process encompasses a contradiction: to be political space or be training area for the political act, a contradiction that will reflect in our different ways of apprehending reality. It is, therefore, a study on the influence of the construction of cultural identities on the sustainability of local development.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCultura e desenvolvimento : construindo identidades por meio da educação ambiental no assentamento Santo Antônio das Brancas - Água Fria/GOen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordÉtica ambientalen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordDesenvolvimento econômico - aspectos ambientaisen
Appears in Collections:CDS - Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável (Dissertações)

Show simple item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/10011/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.